

Até 2030, tudo – mobilidade, indústria e edifícios – serão eletrificados, aumentando a demanda global de eletricidade em aproximadamente 30%. No entanto, para que os esforços de descarbonização tenham sucesso, produtos e tecnologias eletrificados devem ser produzidos e operados dentro de uma cadeia de valor de energia verde.
Os setores de mobilidade, indústria e construção têm atualmente a maior necessidade de energia baseada em CO2. As metas ambiciosas incluem 60% de vendas de carros elétricos até 2030, 40% de energia industrial a partir de eletricidade até 2040 e a adaptação de 50% dos edifícios existentes aos padrões de carbono zero. A Wyss identificou mudanças revolucionárias ao longo da cadeia de valor de energia que são cruciais para uma transição verde:
Fonte | Do carbono ao sol
O Brasil possui uma característica climática favorável para essa fonte de energia e aproveitar o sol como principal fonte de energia requer dominar os desafios das fontes de energia dependentes do clima e sua distribuição regional.
Gerar | Do fóssil às novas energias (renováveis e novas)
A geração de energia a partir de fontes sustentáveis requer investimentos significativos em tecnologia, como eólica e solar, mas também em tecnologias novas e inovadoras. Junto vêm os desafios com a gestão da matriz energética causada pela geração de energia mais instável por meio das renováveis – exigindo cinco vezes mais energia instalada de fontes renováveis do que de fósseis.
Estoque | De dependente a desacoplado
Sistemas eficientes de armazenamento intermitente, como baterias, são vitais para a descarbonização. Embora a energia de origem fóssil seja principalmente armazenada dentro de si mesma, a transformação para energias renováveis não deixa escolha a não ser dissociar a fonte do armazenamento e manter os níveis de capacidade estáveis.
Transmitir | Do isolado ao conectado e do gerenciamento ao balanceamento
A expansão das linhas de distribuição e transmissão exige atualizações rápidas da rede para capacidade e resiliência.
Consumir | Do combustível à eletricidade
Até 2030, as metas globais incluem 360 milhões de veículos elétricos, 482 milhões de bombas de calor e hidrogênio limpo nas indústrias. A superação das preocupações com custos, infraestrutura e estabilidade política é essencial.
A velocidade faz a diferença para desbloquear todo o potencial da eletrificação inteligente.
Fonte: Porsche Consulting
Fotos: Freepik
#Eletricidade #CEnergiaLimpa #ReduçãodeCarbono #Sustentabilidade #EnergiaRenovável #TransiçãoEnergética #Wyss #LeidoBem #IncentivoFiscal #BenefícioFiscal #Lei11196/05 #MCTI #Brasil #Empresas #LucroReal #Controller #Financeiro #Contador #Inovação