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Ponto de virada da tecnologia: Por que agora é o momento de começar a confiar na IA?
Tecnologia e Inteligência Artificial (IA) estão no centro do debate global, com desafios e oportunidades em jogo. Enquanto a confiança na IA é crucial para seu sucesso, empresas de tecnologia estão buscando formas de explicar seus benefícios, tanto para a sociedade quanto para o indivíduo, visando uma aceitação mais ampla e uma transformação positiva a longo prazo
Wyss Notícias
3/27/20246 min ler


O Edelman Trust Barometer de 2024 descobriu que apenas 30% dos entrevistados em todo o mundo aceitam a inteligência artificial (IA), enquanto 35% a rejeitam. No entanto, a confiança nas empresas de tecnologia é muito maior, atingindo 76%.
Como as pessoas estão divididas em sua aceitação e confiança na IA, a inovação está contribuindo para a instabilidade e polarização sociais, tornando a confiança na tecnologia crucial.
O Edelman Trust Barometer descobriu que aqueles que são menos entusiasmados com a IA se sentiriam mais positivos em relação a ela se a entendessem melhor e vissem os benefícios para a sociedade e para si mesmos.
O rápido desenvolvimento da inteligência artificial (IA) oferece às empresas de tecnologia oportunidades infinitas para progresso e crescimento. No entanto, a indústria de tecnologia só pode aproveitar o momento se conquistar a confiança pública no desenvolvimento e na implementação das inovações em IA.
O Edelman Trust Barometer de 2024, um relatório anual sobre a confiança da sociedade em instituições, entrevistou 32.000 respondentes em 28 países sobre confiança em meio a uma rápida inovação. De acordo com o Edelman Trust Barometer de 2024: Insights para o suplemento de Tecnologia, a IA está em uma encruzilhada. Globalmente, 30% dos entrevistados abraçam a inovação e 35% a rejeitam. Agora é a hora de dar a mais pessoas motivos para passarem da rejeição para a aceitação, pois a IA não está indo a lugar algum. Na verdade, recursos de IA generativa poderiam adicionar até US$ 4,4 trilhões à economia global anualmente.
Enquanto o veredicto sobre a eficácia e ética da IA ainda está em aberto, as empresas de tecnologia estão solidamente em território confiável: 76% dos entrevistados globais confiam no setor de tecnologia, segundo o Edelman Trust Barometer. A diferença entre a IA e a tecnologia de forma mais ampla sugere que as empresas de tecnologia podem contar com a alta confiança existente no setor responsável pela IA para conseguir que mais pessoas a aceitem.
Com a IA em um ponto de virada de confiança, as empresas de tecnologia têm uma oportunidade única e significativa de garantir que o público reconheça os impactos positivos e transformacionais da tecnologia. Não fazer isso corre o risco de criar divisões mais profundas em uma sociedade já polarizada.
O estado da confiança na tecnologia e na IA
Embora a tecnologia seja o setor empresarial mais confiável globalmente, é o único setor no Edelman Trust Barometer de 2024 que não viu um aumento na confiança de um ano para o outro. Em contraste, todos os outros setores, incluindo saúde, manufatura e energia, viram aumentos significativos.
Mais preocupante ainda, a tecnologia está perdendo sua liderança em confiança, passando de ser o setor mais confiável em 90% dos mercados que pesquisamos em 2016 para ser o mais confiável em apenas cerca de metade este ano. Este é um momento precário porque as pessoas estão mais incertas sobre o setor exatamente quando a IA se torna ubíqua.
As empresas de IA não ostentam os mesmos níveis de confiança que as empresas de tecnologia em geral. As empresas de IA especificamente viram uma diminuição na confiança global nos últimos cinco anos, de 62% para 54%. A IA tem uma reputação mais negativa do que a tecnologia em geral.
Entre aqueles que se sentem menos entusiasmados com o crescente uso da IA, as principais razões que citam são preocupações com privacidade, que a IA pode desvalorizar o que significa ser humano, que não é adequadamente testada e avaliada e que poderia prejudicar as pessoas e a sociedade. Apenas 22% citam a ameaça potencial da IA à segurança de seus empregos como motivo de preocupação, indicando que os medos das pessoas estão mais relacionados a questões sociais fundamentais do que preocupações pessoais.
Como conquistar a confiança na IA
Com a rápida inovação vem a promessa para o futuro. No entanto, à medida que as pessoas estão divididas entre aceitação e rejeição da IA, a inovação está se tornando mais uma questão divisória que contribui para a instabilidade e polarização sociais. À medida que a IA se infiltra em todos os aspectos da sociedade, confiança e aceitação não são apenas desejáveis; são essenciais.
Embora ainda mantenha sua posição como o setor mais confiável, a tecnologia deve liderar na abordagem das preocupações de grande escala para evitar uma divisão adicional ou rejeição generalizada.
O Edelman Trust Barometer de 2024 entrevistou pessoas sobre o que as impede de adotar a IA e o que as faria mais propensas a abraçá-la. Entre aqueles que estão menos entusiasmados com o crescente uso da IA, as principais maneiras de se sentirem mais positivos em relação a ela são compreendendo-a melhor, vendo os benefícios para a sociedade e percebendo os benefícios em como ela os ajuda.
Estas são algumas recomendações para as empresas de tecnologia considerarem ao tentar reduzir as barreiras à adoção da IA, baseadas no que os céticos da IA dizem que os ajudaria a abraçar a tecnologia.
Explicar como a IA funciona
Quanto menos as pessoas entendem algo, menos propensas são a abraçá-lo. Para muitos que têm pouca experiência com tecnologia além do uso de seus smartphones e computadores pessoais, a IA pode parecer misteriosa.
As empresas de tecnologia devem abrir o jogo e explicar como utilizam a IA. As empresas que integram a IA em seus produtos podem detalhar como incorporam a IA nas ferramentas que os consumidores já utilizam. Por exemplo, o Duolingo, o aplicativo de aprendizado de idiomas, publicou postagens em seu blog explicando como a IA ajuda a criar lições mais rapidamente.
As empresas que inventam tecnologias de IA devem ser transparentes sobre os princípios que orientam seus modelos. Por exemplo, a Anthropic, uma startup de IA, publicou uma constituição que governa o funcionamento da ferramenta.
Mostrar os benefícios da IA para a sociedade
Grande parte da narrativa anti-IA concentra-se em seu impacto na sociedade e na economia global - por exemplo, seu potencial para acelerar a disseminação de desinformação e causar deslocamento de empregos.
Esses são, é claro, riscos sérios que as empresas de tecnologia devem trabalhar com reguladores para enfrentar. Mas algumas empresas de tecnologia já estão implementando IA para melhorar a sociedade - elas só precisam comunicar esses esforços melhor.
O Google, em parceria com organizações de conservação, utiliza IA para salvar populações críticas de animais e acelera a ação climática sugerindo rotas mais eficientes em termos de combustível e prevendo eventos relacionados ao clima.
Mostrar os benefícios pessoais
Para algumas pessoas, a IA ainda pode parecer uma mudança teórica de jogo, sem perceberem que já a experimentaram em primeira mão por meio de ferramentas como os mapas do Google, filtros de spam e outros produtos. À medida que a IA se torna mais presente em mais produtos de consumo, as empresas de tecnologia devem ser transparentes sobre como sua tecnologia de IA funciona e como ela torna a vida das pessoas mais fácil, barata ou mais agradável.
Por exemplo, a Samsung concentra-se em integrar a IA em seus eletrodomésticos. E a Microsoft enfatiza como o Copilot, o chatbot de IA da empresa, pode ajudar os usuários a serem mais produtivos e criativos ao realizar tarefas cotidianas.
Se as pessoas se sentirem mais confortáveis com a forma como a IA se integra à maneira como vivem, estarão mais propensas a aceitá-la.
Jogando o jogo de longo prazo
Conquistar uma confiança ampla e a aceitação da IA pode parecer um longo caminho a percorrer, mas é possível.
De acordo com o Edelman Trust Barometer de 2024, 54% dos entrevistados agora aceitam a energia verde, enquanto apenas 13% a rejeitam - ela foi introduzida décadas atrás por meio da energia solar, eólica e geotérmica.
Se as empresas de tecnologia tomarem as medidas adequadas para explicar e mostrar os benefícios da inovação, elas podem dissipar os medos das pessoas e aumentar a aceitação. Agora é a hora de agir se quisermos que a IA nos una e melhore a sociedade a longo prazo.
Fonte: World Economic Forum




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