Panorama Econômico do Brasil pela OECD

Pesquisa Econômica do Brasil 2023, realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OECD e divulgado também pelo Governo Federal

Wyss Notícias

12/21/20232 min ler

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OECD, em dezembro de 2023, divulgou um relatório sobre a economia brasileira. O documento informa que a economia do país recuperou-se fortemente após a pandemia da Covid-19. A demanda interna resiliente, apoiada por transferências sociais, continua a impulsionar o crescimento. O impacto da inflação está diminuindo, abrindo espaço para uma maior flexibilização da política monetária. No entanto, a dívida pública permanece elevada, exigindo uma maior eficiência da despesa. O relatório alerta que a produtividade diminuiu ao longo da última década e a sua retomada exigirá novas reformas estruturais. Perspectivas do governo acerca da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional que cria o novo sistema de tributação do consumo no país, a implementação do novo marco fiscal, o processo de desinflação e o Plano de Transformação Ecológica como fatores-chave para assegurar um crescimento econômico robusto e sustentável para o Brasil.

Os dados apontados pela OECD faz referência aos países que tiveram um bom papel de desempenho interno pós Covid-19.

Alguns dos tópicos que foram mencionados sobre o Brasil, são: a recuperação econômica tem sido forte; o crescimento tende a permanecer sólido; a reconstrução do espaço fiscal é importante; as reformas que promovem o crescimento melhorarão a situação orçamental e a sustentabilidade; o crescimento da produtividade precisa ser mais forte; a regulamentação melhorou, mas são necessárias mais medidas para aumentar a concorrência; a redução das barreiras comerciais poderiam fortalecer a integração nas cadeias globais de valor; priorizar o investimento educacional nos primeiros anos da escolaridade poderia melhorar os resultados educacionais; as despesas em programas para o mercado de trabalho poderiam aumentar, com foco em treinamentos; melhorar o acesso à educação na primeira infância e reduzir as disparidades de gênero no mercado de trabalho; mais investimento em infraestrutura aumentaria a competitividade; a eficiência dos investimentos em infraestruturas públicas precisam aumentar; atrair mais financiamento privado para projetos de infraestruturas serão fundamentais; combater o desmatamento requer uma fiscalização eficaz; as reformas dos regimes de apoio agrícola poderiam contribuir para reduzir as emissões, dentre outros.

Para acessar a íntegra : Library Org, Brazil Economic Snapshot 2023 e Ministério da Fazenda

Fonte: OECD e Ministério da Fazenda

Fotos: Ministério da Fazenda