Mercedes-Benz Apresenta Direção sem Conexão Mecânica

Steer-by-Wire – Direção sem Barra: a inovação da Mercedes-Benz chega em 2026

Wyss Notícias

5/13/20253 min ler

Um volante é muito mais do que apenas um componente do carro – ele conecta o motorista à estrada por meio dos pneus. O volante fornece feedback sobre o comportamento do veículo, permite que o condutor sinta irregularidades na pista e, no passado, era o mecanismo físico de manobra para estacionar.

Uma nova era na condução de veículos está prestes a começar para os clientes da Mercedes-Benz – a empresa será a primeira montadora alemã a oferecer um veículo de produção com steer-by-wire a partir de 2026. Essa tecnologia não exige conexão mecânica entre o volante e as rodas dianteiras ( Barra de Direção ). Em vez disso, os comandos do motorista são transmitidos rápida e diretamente por um cabo elétrico, ou seja, “por fio”.

A sensação de direção completamente nova proporciona uma experiência incomparável ao cliente, com diversas vantagens no uso cotidiano: o manuseio é melhor e as manobras e o estacionamento tornam-se ainda mais fáceis. Isso porque o steer-by-wire pode reduzir ainda mais o esforço necessário e elimina a necessidade de reposicionar as mãos no volante ao estacionar.


"O steer-by-wire é mais um grande passo em direção à mobilidade do futuro, e temos orgulho de lançar esse sistema em 2026. A tecnologia permite uma experiência única ao cliente, que vai muito além da direção em si. Em combinação com a condução automatizada condicional de Nível 3 (SAE), ela proporcionará, no médio prazo, uma experiência de entretenimento ainda mais imersiva. Isso porque o volante achatado oferece uma melhor visualização da tela ao assistir sua série favorita, por exemplo", diz Markus Schäfer, Membro do Conselho de Administração da Mercedes-Benz Group AG, Diretor de Tecnologia, Desenvolvimento e Compras.

Uma combinação entre esportividade e conforto

Os especialistas em suspensão podem escolher a relação de direção de forma variável e adaptá-la com flexibilidade a diferentes situações. Isso permite otimizar simultaneamente características de condução que antes eram conflitantes. Da mesma forma, é possível aumentar ainda mais a estabilidade direcional e a agilidade lateral, também graças à interação perfeita com a direção no eixo traseiro (com ângulo de esterçamento de até 10 graus). Vibrações causadas por irregularidades no solo, que antes eram transmitidas ao motorista pelo volante, agora podem ser quase completamente eliminadas.

O potencial de personalização é alto, por meio da adaptação eletrônica da direção às preferências do cliente. Marcas individuais ou certos modelos dentro de uma mesma série podem receber características de direção distintas. O steer-by-wire também abre novas possibilidades no design de arquiteturas veiculares, ao desacoplar o volante do sistema de direção. Um benefício futuro adicional dessa tecnologia pode ser o uso em jogos imersivos durante as pausas do condutor.

Mais flexibilidade no design interno

O volante pode ser mais achatado, o que resulta em uma sensação de maior espaço e melhor visibilidade da tela do motorista. Isso também facilita a entrada e saída do veículo, pois a parte inferior achatada do volante cria mais espaço. Em combinação com futuros sistemas de direção condicional e altamente automatizados, o motorista poderá adotar uma nova posição, ainda mais relaxada, a longo prazo.

A funcionalidade do steer-by-wire:

Dependendo da velocidade e da situação de condução, um atuador no volante (unidade de feedback de direção – SFU) envia o sinal de direção do motorista para a caixa de direção (unidade de cremalheira – SRU), que movimenta as rodas. A SFU também gera a sensação de direção típica da Mercedes-Benz. Como o desacoplamento mecânico entre o volante e as rodas elimina o torque de direção, o contato entre pneus e pista é calculado individualmente por modelo com o auxílio das forças de retorno das rodas esterçadas.

Testes extensivos em bancadas e no tráfego

O novo sistema steer-by-wire da Mercedes-Benz já completou mais de um milhão de quilômetros de testes em bancadas. Além disso, foi submetido a um número semelhante de quilômetros em pistas de teste e validação de veículos completos em tráfego real. Alinhada com seus altos padrões de segurança, a Mercedes-Benz adota uma arquitetura de sistema redundante, além de sensores de alta precisão e unidades de controle de alto desempenho. Isso significa que há, basicamente, dois caminhos de sinal e, portanto, o dobro de atuadores, além de uma fonte de alimentação e transmissão de dados a bordo redundantes. Isso garante sempre a capacidade de esterçamento. Mesmo na improvável ocorrência de uma falha total, a condução lateral ainda é possível graças à direção do eixo traseiro e intervenções de frenagem específicas em cada roda via ESP.

Fonte: Mercedes–Benz Group