Com rigor técnico, a Wyss já diagnosticou e mensurou mais de 2.300 projetos de P&D&I.
Fórum Econômico Mundial: Relatório de Riscos Globais 2024
O Relatório de Riscos Globais explora alguns dos riscos mais graves que podemos enfrentar na próxima década, em meio a mudanças tecnológicas rápidas, incerteza econômica, um planeta em aquecimento e conflitos
Wyss Notícias
3/25/20242 min ler


No recente Fórum Econômico Mundial, foi divulgado o relatório intitulado "The Global Risks Report 2024", que marca sua décima nona edição. Este relatório destaca indicadores globais abrangendo uma variedade de temas, incluindo tecnologia, geopolítica, economia, segurança, riscos e outros. Abaixo, apresentamos alguns dos pontos principais.
À medida que a polarização cresce e os riscos tecnológicos permanecem sem controle, a 'verdade' estará sob pressão.
A polarização social figura entre os três principais riscos tanto no cenário atual quanto nos próximos dois anos, ocupando a nona posição em prazos mais longos. Além disso, a polarização social e a recessão econômica são vistas como os riscos mais interconectados - e, portanto, influentes - na rede de riscos globais, como impulsionadores e possíveis consequências de inúmeros riscos.
As tensões geopolíticas em ebulição combinadas com a tecnologia irão impulsionar novos riscos de segurança.
A crescente internacionalização dos conflitos por um conjunto mais amplo de poderes poderia levar a guerras mais mortais e prolongadas e a crises humanitárias avassaladoras. Com múltiplos estados envolvidos em guerra por procuração, e talvez até mesmo em conflitos diretos, os incentivos para reduzir o tempo de decisão por meio da integração da IA aumentarão. A infiltração da inteligência artificial na tomada de decisões de conflito - para selecionar alvos e determinar objetivos autonomamente - aumentaria significativamente o risco de escalada acidental ou intencional ao longo da próxima década.
As divisões ideológicas e geoeconômicas irão perturbar o futuro da governança.
Uma divisão mais profunda no cenário internacional entre múltiplos polos de poder e entre o Norte Global e o Sul Global paralisaria os mecanismos de governança internacional e desviaria a atenção e os recursos das grandes potências dos riscos globais urgentes.
O deslocamento do equilíbrio de influência nos assuntos globais é particularmente evidente na internacionalização dos conflitos - onde potências decisivas aumentarão cada vez mais o apoio e os recursos para angariar aliados políticos - mas também moldará a trajetória e o gerenciamento de riscos globais a longo prazo de forma mais ampla. Por exemplo, o acesso a pilhas de tecnologia altamente concentradas se tornará um componente ainda mais crítico do poder suave para as grandes potências solidificarem sua influência. No entanto, outros países com vantagens competitivas em cadeias de valor a montante - desde minerais críticos até propriedade intelectual e capital de alto valor - provavelmente alavancarão esses ativos econômicos para obter acesso a tecnologias avançadas, levando a dinâmicas de poder inéditas.
O relatório completo está disponível através do link:
https://www.weforum.org/publications/global-risks-report-2024/digest/
Fonte: World Economic Forum 19th Edition




0800 050 9000
2025 - Wyss © 2014 by Wyss Brazil Institute is licensed under CC BY-SA 4.0
Redes Sociais